Sabe quais são os melhores exercícios para o controlo da obesidade?

Um novo estudo identifica seis atividades de exercício físico para o controlo do peso, independentemente do fator genético.

Que a obesidade é uma condição médica classificada como problema de saúde a nível global é bem sabido. E que a prática regular de exercício físico tem uma influência extremamente positiva no bem estar físico e mental, também. O que um novo estudo da Universidade de Taiwan veio revelar são quais as atividades mais eficientes no combate a esta doença crónica.

A investigação foi levada a cabo com 18.000 participantes, com idades entre os 30 e os 70 anos, pertencentes a uma base de dados de investigação biomédica chinesa. A publicação foi feita na revista PLoS Genetics e conclui que a melhor forma de exercer controlo através do exercício físico será:

Jogging

É uma forma de atividade física em que o ritmo e velocidade da marcha são mais rápidos que na caminhada e mais lentos que ao correr. Foi uma atividade física bastante difundida nos anos 1970 e 1980, defendida pelo médico americano Kenneth Cooper como importante para a saúde. Esta prática consiste em trotar ou correr num ritmo lento. Apesar de não haver velocidade máxima para o jogging, o valor de 9,7 quilômetros por hora pode ser usado como referência. A intenção principal é aumentar a aptidão física do praticante de forma mais eficaz que na caminhada, mas com menos stress sobre o corpo se comparado a correr.

Ciclismo

Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas, em treinamentos.

Trekking

É um esporte constituído de provas onde se devem percorrer trilhas preestabelecidas em planilhas que fornecem informações como figuras representativas sobre o caminho, direções para navegação por bússola, velocidade de caminhada e comprimento dos trechos do percurso. Os desenhos ajudam a identificar o percurso a ser seguido. Esses desenhos podem representar árvores caídas, cercas, rios, mata-burros, porteiras, construções, etc. A velocidade média em cada trecho geralmente é fornecida em metros por minuto e o comprimento de cada trecho em metros.

Marcha atlética

É uma modalidade do atletismo onde se executa uma progressão de passos de maneira que o atleta sempre mantenha contacto com o solo com, pelo menos, um dos pés. A perna que avança tem que estar reta, (ou seja, não flexionada) desde o momento do primeiro contato com o solo até que se encontre em posição vertical.

Dança

É uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos ou improvisados. Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. Atualmente, a dança tem se desenvolvido como atividade fisica para aqueles que não gostam de uma rotina de treinos enquadrada.

Ioga

é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas costuma ser associado tipicamente com a hata-ioga e suas asanas (posturas) ou como uma forma de exercício. 

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